segunda-feira, 31 de outubro de 2011

DIP DESENVOLVE PROJETOS PARA OS RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS DO INTERIOR


Olá pessoal!

Neste momento, a Universidade Federal de Alagoas está investindo nos projetos arquitetônicos dos Restaurantes Universitários do interior. O primeiro projeto elaborado pela DIP foi o do Campus Arapiraca e o mesmo projeto foi adaptado para o Campus de Delmiro Gouveia, a fim de facilitar todo o processo administrativo da Universidade.

Para o desenvolvimento deste projeto, formou-se uma equipe técnica formada pelas arquitetas Marlise Carvalho e Daisy Damásio e por professoras da Faculdade de Nutrição da UFAL, que deram apoio na definição de fluxos e áreas específicas de um restaurante. Além disso, foi necessária também a consulta a profissionais representantes de equipamentos utilizados em cozinhas industriais. As arquitetas Marcelle Pais e Vanine Borges ficaram responsáveis pelo Restaurante de Delmiro Gouveia.

Restaurantes Universitários são Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) que têm como princípios fundamentais a produção e a distribuição de refeições saudáveis, com alto valor nutricional, gratuitamente ou com preços acessíveis. Este programa proporciona à comunidade universitária espaço de convivência, integrando as ações de educação, formação profissional, saúde, alimentação e lazer.

A união dos profissionais envolvidos na construção de uma UAN permitiu a discussão para elaboração e funcionamento ideal através da abordagem de alguns tópicos como:
  1. Programa de necessidades;
  2.  Fluxograma;
  3.  Relação entre as atividades realizadas em cada ambiente;
  4.  Dimensionamento de ambientes e superfícies de trabalho;
  5.  Parâmetros básicos de conforto térmico, acústico e luminoso;
  6.  Especificações de materiais, e instruções para elaboração dos projetos de instalações prediais.
Imagem 1: Fluxograma de Cozinha Industrial. Fonte: Roteiro para Restaurantes Populares, 2007.


O projeto do restaurante dividiu-se, basicamente em 4 setores, de acordo com o programa de necessidade:
Imagem 2: Setores do Restaurante Universitário, Campus Arapiraca.



Todos os materiais empregados no projeto foram escolhidos com base na RDC 216, que dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, e o estudo dos fluxos existente neste tipo de edificação foram identificados através das discussões realizadas entre a Equipe Multidisciplinar.

Imagem 3: Fluxos existentes na cozinha, Restaurante Universitário, Campus Arapiraca.

Imagem 4: Fluxo do lixo na cozinha, Restaurante Universitário, Campus Arapiraca.


Toda a experiência do desenvolvimento deste projeto pôde ser dividida com os alunos do 8° Período da Faculdade de Nutrição da UFAL, no dia 26 deste mês, através de palestras envolvendo as arquitetas e profissionais de Nutrição.

Imagem 5: Fotos das palestras envolvendo as arquitetas e profissionais de Nutrição.

Imagem 6: Perspectivas do Restaurante Universitário de Arapiraca.

Link RDC 216:




segunda-feira, 24 de outubro de 2011

ARQUITETOS... FIQUEM ALERTA - ELEIÇÃO DO CAU!!!!

ARQUITETOS... FIQUEM ALERTA - ELEIÇÃO DO CAU!!!!

                Lembrem-se que as chapas são compostas por conselheiros Federais e Estaduais, logo, os candidatos a conselheiros Federais (cabeças de chapa) não presidirão o CAU  Estadual. O presidente do CAU estadual será um dos conselheiros estaduais que foram eleitos.
               Os conselheiros estaduais entrarão no Conselho do CAU proporcionalmente de acordo com o  resultado da eleição, ou seja, cada chapa terá seus  representantes ,além disto, a proporcionalidade seguirá  a ordem de inscrição dos candidatos na chapa. Veja abaixo a ordem de inscrição.
  




Diante disto,  analisem bem cada conselheiro estadual.. pois um deles poderá ser o presidente do CAU - AL!

                   

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

VAGA DE ESTÁGIO DIP COM BOLSA PERMANÊNCIA

Gente,

A Divisão de Projetos da está com uma vaga disponível para estágio com possibilidade de bolsa permanência com carga horária semanal de 12h, preferencialmente no período da tarde.

Além do estágio com bolsa, estamos também com uma vaga para o estágio obrigatório da Faculdade de Arquitetura - FAU, sem bolsa, com carga horária semanal de 20h.

Pré-requisitos:
  • Ter cursado ou estar cursando o 8º período da faculdade de arquitetura;
  • Ter domínio nos programas AutoCAD, Sketchup ou Revit   

 Interessados entrar em contato através do telefone 3214 1510 ou pelo email projetosinfraufal@gmail.com


UFAL valoriza a qualificação acadêmica dos servidores

Oi pessoal!

Este post é apenas para divulgar a reportagem realizada em abril de 2011 pela Assessoria de Comunicação da UFAL sobre a  qualificação acadêmica de seus servidores. A matéria mostra especificamente a importância do mestrado para a atuação profissional da equipe de arquitetura.

Confere lá: http://migre.me/5XBgK



quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Visita Técnica ao Biotério Central - CECAL/FIOCRUZ

Nos dias 10 e 11 de outubro de 2011, as arquitetas Marcelle Maria Pais Silva Rebêlo e Vanine Borges Amaral realizaram uma viagem ao Rio de Janeiro - RJ, acompanhadas da professora Silvana Martins, diretora do atual Biotério Central da UFAL, a fim de cumprir visita técnica ao biotério central da FIOCRUZ, CECAL.

A Divisão de Projetos está responsável pelo desenvolvimento do projeto do novo Biotério Central da UFAL para roedores, e, devido à complexidade de funcionamento de uma edificação deste porte, a visita a um Biotério em atividade, que segue as normatizações estabelecidas e os padrões de biosegurança para este fim, sendo referência Nacional na área, é de grande importância para o corpo de arquitetos da UFAL.

A visita técnica teve como objetivo a verificação no local, de fluxos e zoneamentos da edificação, materiais de revestimento das superfícies, detalhamento de esquadrias, equipamentos e instalações necessárias, sistemas de climatização dos ambientes, além de consultoria técnica realizada pelo técnico responsável pelo CECAL em relação ao projeto arquitetônico do Biotério Central da UFAL em desenvolvimento pela DIP.


Realizou-se a visita técnica ao CECAL através das áreas onde o acesso de pessoas estranhas à rotina da edificação era permitido. Deste modo, tivemos acesso aos ambientes através da área de circulação suja e a observação das características internas das salas limpas ocorreu por intermédio de visores em vidro.

As áreas limpas deste Biotério são do tipo SPF (specific pathogen free – área livre de patógenos) que exige um período de quarentena para o acesso de qualquer usuário em seus ambientes, com total desinfecção. Além disso, todos os materiais e equipamentos utilizados neste ambiente são autoclavados e esterelizados antes de ingressar nestas áreas.
A edificação possui ainda um piso técnico, localizado em um pavimento superior, onde ficam instaladas  as maquinarias e tubulações responsáveis pelos sistemas de refrigeração fan coil, de renovação de ar, de diferenciação de pressão atmosférica entre ambientes, bem como da manutenção da temperatura e umidade adequadas à criação de roedores.

Ficou evidente a necessidade de um projeto bem especificado, quanto a metais, luminárias e revestimentos que permitam a permanência da assepsia dos ambientes durante as atividades de uso e de manutenção dos ambientes. Como exemplo deste fator tem-se a forma de substituição das lâmpadas das luminárias dos ambientes. Estas devem ser trocadas pelo piso técnico evitando o acesso materiais contaminados nas salas. Dentro deste mesmo padrão de funcionamento, os técnicos que manipulam animais devem evitar ao máximo o contato com as superfícies dos ambientes. Por isso, as maçanetas das portas, as canoplas das torneiras devem permitir acionamento com cotovelos, enquanto a iluminação da maioria dos ambientes deve ser acionada por meio de sensores de presença.
Modelo de canopla e maçaneta com acionamento pelo cotovelo


A Fiocruz, além de ser uma insituição de ciência e tecnologia em saúde, referência em toda a América Latina, possui belíssimos exemplares arquitetônicos, como o Pavilhão Mourico, conhecido como Castelo, a única edificação neo-mourisca ainda existente no Rio de Janeiro.











Pavilhão Mourisco, prédio central da Fiocruz

Abaixo, listamos alguns links interessantes para aprender mais sobre a normatização e funcionamento de biotérios:


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Blog da DIP em atividade

Olá pessoal,

Somos arquitetas da Divisão de Projetos (DIP) da SINFRA/UFAL. Nosso setor é responsável pelo desenvolvimento dos projetos de contrução e reformas de todo o espaço físico dos Campi UFAL, tanto em Maceió como nos pólos do interior do estado.

Nossa intenção é divulgar as atividades da equipe, informar dos projetos em desenvolvimento e nos aproximarmos da comunidade acadêmica, de maneira que possamos trabalhar para a promoção de espaços eficientes e adequados aos usuários do ambiente universitário.

Que este, seja uma espaço de debates, trocas e aprendizagem para todos nós!

Sejam bem vindos para ler e comentar!