segunda-feira, 31 de outubro de 2011

DIP DESENVOLVE PROJETOS PARA OS RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS DO INTERIOR


Olá pessoal!

Neste momento, a Universidade Federal de Alagoas está investindo nos projetos arquitetônicos dos Restaurantes Universitários do interior. O primeiro projeto elaborado pela DIP foi o do Campus Arapiraca e o mesmo projeto foi adaptado para o Campus de Delmiro Gouveia, a fim de facilitar todo o processo administrativo da Universidade.

Para o desenvolvimento deste projeto, formou-se uma equipe técnica formada pelas arquitetas Marlise Carvalho e Daisy Damásio e por professoras da Faculdade de Nutrição da UFAL, que deram apoio na definição de fluxos e áreas específicas de um restaurante. Além disso, foi necessária também a consulta a profissionais representantes de equipamentos utilizados em cozinhas industriais. As arquitetas Marcelle Pais e Vanine Borges ficaram responsáveis pelo Restaurante de Delmiro Gouveia.

Restaurantes Universitários são Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) que têm como princípios fundamentais a produção e a distribuição de refeições saudáveis, com alto valor nutricional, gratuitamente ou com preços acessíveis. Este programa proporciona à comunidade universitária espaço de convivência, integrando as ações de educação, formação profissional, saúde, alimentação e lazer.

A união dos profissionais envolvidos na construção de uma UAN permitiu a discussão para elaboração e funcionamento ideal através da abordagem de alguns tópicos como:
  1. Programa de necessidades;
  2.  Fluxograma;
  3.  Relação entre as atividades realizadas em cada ambiente;
  4.  Dimensionamento de ambientes e superfícies de trabalho;
  5.  Parâmetros básicos de conforto térmico, acústico e luminoso;
  6.  Especificações de materiais, e instruções para elaboração dos projetos de instalações prediais.
Imagem 1: Fluxograma de Cozinha Industrial. Fonte: Roteiro para Restaurantes Populares, 2007.


O projeto do restaurante dividiu-se, basicamente em 4 setores, de acordo com o programa de necessidade:
Imagem 2: Setores do Restaurante Universitário, Campus Arapiraca.



Todos os materiais empregados no projeto foram escolhidos com base na RDC 216, que dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, e o estudo dos fluxos existente neste tipo de edificação foram identificados através das discussões realizadas entre a Equipe Multidisciplinar.

Imagem 3: Fluxos existentes na cozinha, Restaurante Universitário, Campus Arapiraca.

Imagem 4: Fluxo do lixo na cozinha, Restaurante Universitário, Campus Arapiraca.


Toda a experiência do desenvolvimento deste projeto pôde ser dividida com os alunos do 8° Período da Faculdade de Nutrição da UFAL, no dia 26 deste mês, através de palestras envolvendo as arquitetas e profissionais de Nutrição.

Imagem 5: Fotos das palestras envolvendo as arquitetas e profissionais de Nutrição.

Imagem 6: Perspectivas do Restaurante Universitário de Arapiraca.

Link RDC 216:




Um comentário:

  1. Ola achei muito bom o projeto! Estou a procura de algumas plantas para poder fazer minha analise correlata, vcs não disponibilizariam o PDF do RU? Pois não esta nítido o nome dos ambientes nas imagens estou tendo dificuldade de compreender alguns ambientes. Pleasee

    ResponderExcluir